Blog

Últimas Postagens

#Certificação Digital

Certificado digital venceu, como proceder?

Publicado em



Todo certificado digital tem um prazo de validade específico, que pode ser de 1, 2 ou 5 anos e garante a segurança do documento. Além disso, a validade garante também que as informações do titular estejam atualizadas. Assim, caso haja alguma alteração das informações do titular na Receita Federal, o certificado deve ser atualizado, assim como nos casos de documentos físicos.

Com a correria do dia a dia, é comum que o titular se esqueça da data de validade do seu certificado. Isso faz com que ele seja prejudicado por não conseguir utilizar o certificado digital, por estar vencido. Para evitar esse tipo de situação, preparamos algumas dicas sobre como verificar a validade do seu certificado.

3 formas de conferir a validade do seu certificado

Todo certificado digital tem um prazo de validade específico, que pode ser de 1, 2, 3 ou 5 anos, que garante a segurança do documento. Além disso, a validade garante também que as informações do titular estejam atualizadas. Assim, caso haja alguma alteração das informações do titular na Receita Federal, o certificado deve ser atualizado, assim como nos casos de documentos físicos.

Com a correria do dia a dia, é comum que o titular se esqueça da data de validade do seu certificado. Isso faz com que ele seja prejudicado por não conseguir utilizar o certificado digital, por estar vencido. Para evitar esse tipo de situação, preparamos algumas dicas sobre como verificar a validade do seu certificado.

3 formas de conferir a validade do seu certificado

  1.  A forma mais fácil de conferir a data da validade do certificado, seja ele no modelo A1 ou A3, é através do nosso site. Para isso, é só clicar em Testar Certificado, selecionar qual certificado você quer verificar e informar a senha de Uso (PIN), para fazer login. Após isso, todas as informações do certificado estarão disponíveis, incluindo a data de emissão e de validade.
  2. Outra forma para você verificar a validade é pelo software de utilização do certificado. Essa dica serve para os usuários de certificados modelo A3, seja em cartão ou token. Com o certificado na máquina, abra o menu iniciar e procure pelo software específico de acordo com o tipo de mídia que você usar (Ex: Safesign, Safenet). Após isso, acesse o “Conteúdo do Certificado” e verifique nas informações do certificado o prazo de validade. (Atenção: essa foi uma explicação genérica que serve de referência para qualquer mídia, porque temos 3 tipos de softwares utilizados pela LINK e o passo a passo é bem individual de cada um).
  3. Por fim, você pode verificar pelo rastro do certificado que fica registrado no navegador em que ele foi utilizado. Essa dica serve tanto para os usuários de certificados modelo A3 ou A1. Abra o menu iniciar, e busque por “Opções de Internet”, clique na aba “Conteúdo” e depois procure por “Certificados”, busque pelo certificado que deseja consultar e dê duplo clique para verificar as informações do certificado.

Como faço para renovar o certificado?

Aqui, na Link, você conta com 3 formas para renovar o seu certificado. São elas:

Certificado venceu, como proceder?

Renovação Online

O processo é feito totalmente aqui mesmo em nosso site, de forma totalmente segura e prática.

Renovação por videoconferência

A primeira parte do processo é feita em nosso site. Em seguida, para a sua segurança, é realizada uma rápida videoconferência, que pode ser feita pelo seu próprio celular.

Renovação por validação presencial

A primeira parte do processo é feita em nosso site. Em seguida, para a sua segurança, é necessária a sua presença em uma de nossas unidades. Se preferir, um de nossos agentes vai até você!

É importante salientar que por virtude da pandemia, todos os cuidados essenciais de enfrentamento ao novo coronavírus, orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estão sendo tomados.

E aí? Já conhece os produtos da Link? O nosso time de profissionais qualificados em oferecer o melhor, com toda certeza, tem uma ótima solução para você e o seu negócio.

Gostou do artigo? Fique ligado para não perder nada! Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais. Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!

Até o próximo post 😉

Imagem: Calendário foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Compartilhe
Open chat
Powered by