Blog

Últimas Postagens

#Consultoria

Como abrir uma empresa pela internet

Publicado em



De acordo com dados copilados pela agência Brasil, o número de empresas abertas no país cresceu, enquanto o fechamento caiu de janeiro a agosto, comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Economia, em oito meses foram abertas 2,152 milhões de empresas, aumento de 0,5% em relação a igual período de 2019. Já o número de empresas fechadas chegou a 682.750, com queda 14,5%, nesse mesmo período de comparação. Os dados foram apresentados no dia 17 de outubro de 2020, no Mapa das Empresas – Boletim do 2º quadrimestre de 2020.

Como podemos analisar, as estatísticas denotam um crescimento exponencial do empreendedorismo no país. O cenário adverso de 2020, com toda certeza, tem influência nesse crescimento e é um ponto positivo para a economia, visto que as pessoas precisaram contar essa crise e, sem dúvidas, ter o próprio negócio, foi um fator impactante para manter a renda de milhares de brasileiros. Ah, um outro fator também chama a atenção nesse sentido, com a medida de isolamento social para conter os avanços da COVID-19, os processos de abertura de uma empresa precisaram ser, ainda mais, digitais. Fique por aqui e entenda como o certificado digital simplificou a abertura dos negócios em meio on-line. Sim, se você deseja empreender, está com o CNPJ em mãos, você conseguirá abrir uma empresa em pouquíssimas horas com o seu certificado. Claro, que existem ressalvas, a depender do tipo de negócio e da Junta.

Entenda o processo de como abrir um negócio

O título deste artigo te chamou a atenção? Então, deixa adivinharmos? Você quer muito abrir o seu negócio, não é mesmo? Sabemos que todo esse trâmite pode desencadear dúvidas, e o nosso intuito é saná-las. Então, vamos lá!

Mas antes, só uma coisinha. Lembrou de pesquisar o mercado em que você vai atuar? As dores dessa área, bem como as estratégias para aumentar a sua chance de ter uma empresa próspera? Se não, pare um pouquinho e respire! Convidamos você a conferir os nossos materiais exclusivos na editoria de Marketing em nosso blog. Lá, você vai encontrar dicas valiosas para te ajudar com esse assunto. Outra coisa importante, é definir se irá abrir a empresa em sociedade, ou será o único o dono. Ah, depois do estudo que propormos, é possível ter em mãos objetivos mais traçados e em concordância com o perfil da sua empresa. São basicamente seis passos a serem seguidos, que vão de informar-se sobre a abertura até a confecção da nota fiscal. Após essas etapas, de forma rápida e fácil, você já terá todos os documentos necessários para começar a exercer sua atividade.

Documentos

  • Para Empresário Individual: Requerimento de Empresário – REMP gerado automaticamente no Módulo Integrador.
  • Para Sociedade Limitada: Contrato Social gerado automaticamente no Módulo Integrador.
  • Para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli: Ato constitutivo gerado automaticamente no Módulo Integrador.
  • Demais tipos jurídicos: anexar digitalmente o ato de constituição.
  • Documento de Arrecadação Estadual / DAE: gerado automaticamente no Módulo Integrador e deve estar quitado.
  • Demais documentos consultar a Instrução Normativa do DREI nº 38 – verificar anexos de acordo com o tipo jurídico escolhido.
  • Toda a documentação é enviada digitalmente.

Nota Fiscal Eletrônica

  • A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento totalmente eletrônico oferecem diversos benefícios para o comércio nacional, oferecendo agilidade, inovação, praticidade e redução de custos.
  • Conforme a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 140/2018, o MEI não tem a obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica-NF-e, no entanto, se preferir, tem a opção de realizar a emissão da NF-e, disponibilizada pelo estado ou município.

Certificado Digital

Para a abertura de empresa nas Juntas Digitais, o Certificado Digital necessário é o e-CPF, ou Certificado de Pessoa Física. Depois de todo o trâmite e o CNPJ já cadastrado, tem só mais um passo, adquirir seu e-CNPJ, que é modelo de certificado destinado a pessoa jurídica. Com ele, a empresa fica em dia com as obrigações governamentais e pode acessar diversos serviços da Receita Federal, como entrega de declarações, consulta à situação fiscal do contribuinte, assinatura de notas fiscais eletrônicas estadual e municipal. Está disponível nos modelos A1 e A3.

Para saber mais sobre o processo de abertura de empresa, clique aqui.

Gostou do artigo? Fique ligado por aqui para não perder conteúdos como esse.

Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais.

Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!

Até o próximo post 😉

*Algumas informações foram extraídas do site do Sebrae.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Ok
Open chat