Por favor ative o JavaScript

Blog

O que fazer se o seu certificado for bloqueado?

O que fazer se o seu certificado for bloqueado?

janeiro 22, 2019
Sorte Dupla Gif
Na correria do dia a dia e com muitas senhas para serem guardadas, podemos errar a senha do e-mail, do banco e até a do certificado digital. Um dígito errado ou senha incorreta pode levar ao bloqueio do certificado. O que fazer nesse caso?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que apenas certificados do tipo A3 são bloqueados por senha incorreta. Certificados do tipo A1 não são bloqueados, mesmo que a senha seja digitada incorretamente várias vezes na hora da instalação.

No caso do certificado A3, se você digitou a senha uma primeira vez e ela está incorreta, verifique-a antes de continuar. Veja se o teclado está com o CapsLock ligado, se digitou algum caractere errado e se a senha é realmente aquela.

Caso digite incorretamente por 3 vezes, você bloqueará a senha PIN. Essa senha é a que você utiliza para acessar o portal e-CAC, por exemplo.

Uma vez que ela foi bloqueada, você precisará utilizar a senha PUK. Essa senha tem a função de desbloquear o certificado caso isso aconteça. Ela também tem 3 tentativas. Por isso, é importante que você a tenha anotado em um local seguro.

Se você errar todas as 3 tentativas da senha PUK, o certificado será bloqueado e ele será perdido. Certificados com senha PUK bloqueada não podem ser reutilizados por uma questão de segurança. São esses mecanismos que dão maior confiabilidade à certificação digital e fazem dela uma ferramenta segura.

Tendo dúvidas sobre como fazer o desbloqueio, entre em contato com o suporte da certificadora que emitiu o seu certificado. Peça ajuda para fazer o procedimento correto e evitar transtornos.

Assim, tendo suas senhas PIN e PUK anotadas em um lugar seguro e seguindo as orientações do suporte, você evita ter seu certificado inutilizado por digitar a senha errada.

Fonte da Imagem: Designed by Pressfoto

Posts relacionados

abc