Please enable JavaScript.

Blog

Para onde um livro já te levou?

Para onde um livro já te levou?

April 20, 2018

A leitura pode te levar para lugares inimagináveis através das páginas de um livro.

 

Dia 23 de abril é dia do livro. Mas a arte de contar história nos acompanha desde os primórdios. Desde as civilizações mais antigas, o ser humano já narrava histórias reais e fictícias mesmo sem ter desenvolvido a escrita. Passados de geração em geração, tais contos tomaram mais forma a partir do momento em que começamos a registrá-los. Mesmo que muitas tenham desaparecido devido à própria perda do material ou da cultura que as originou, tais histórias influenciaram outras, permitindo contar e registrar mais e mais narrativas, chegando até os tempos de hoje, sendo transmitidas através da leitura.

Em nossas vidas, a leitura está presente desde pequenos. Quando crianças, nossos pais nos contam histórias utilizando imagens. Depois que somos alfabetizados, a leitura entra como protagonistas em nossas vidas. Iremos ler desde livros infantis escritos por Carlos Drummond de Andrade, livros para adolescentes como os de J.K. Rowling, literatura clássica que nos leva a eterna dúvida se Capitu traiu ou não Bentinho, até chegar à fase adulta, lendo livros técnicos ou então com histórias mais densas.

Seja em qualquer uma dessas fases, a leitura permite expandir nossa mente e nossa imaginação, levando o pensamento para terras desconhecidas e estimulando a criatividade. A nossa capacidade de imaginação está ligada a nossas conquistas e nossas invenções. Se não fôssemos capazes de imaginar, jamais teríamos ido à lua ou criado o celular.

Conforme Ligia G. Diniz escreve ao jornal El País, a leitura nos permite explorar o pensamento de forma ilimitada, fazendo com que possamos interligar pontos que, na prática, ainda não fazem sentido. Nesse mesmo texto, ela cita um jovem da Universidade de Stanford, dizendo que muitas das coisas que hoje são desenvolvidas na área de tecnologia, foram pensadas previamente nas obras literárias de ficção científica.

Além de estimular nossa imaginação, já que não temos nada pronto aos nossos olhos, a leitura melhora nossa capacidade de síntese e memorização. A cada capítulo que retornamos, somos obrigados a lembrar de toda a história até aquele momento, estimulando-nos a melhorar a nossa compreensão.

Ler um livro também é uma forma de entretenimento, sendo uma boa opção para relaxar e ficar longe de telas e estímulos visuais. Desfrutar de um livro é uma ótima opção para curtir o ócio, podendo ficar horas entretido em uma história estimulante e que nos leve para outros mundos.

Mas, se você não tem o hábito de leitura, aqui vão algumas dicas para começar:

  1. Escolha uma leitura simples num primeiro momento. Não dará muito resultado começar um livro grande ou muito denso logo no começo. Provavelmente você deixará o livro de lado depois de algumas tentativas.
  2. Escolha algum assunto que goste. Você adora romances açucarados, mas resolver começar lendo “2001: Uma odisseia no espaço”? Você terá certa dificuldade de levar tal leitura adiante. Por isso, escolha um livro cujo assunto irá lhe agradar.
  3. Estabeleça uma meta. Isso ajuda a criar o hábito de leitura. Uma vez que você passou a atingi-las, é hora de aumentar e seguir adiante. Assim você não só passará de um capítulo por dia, mas para 2, 3, 4 capítulos, ou até um livro por mês.
  4. Tenha um horário dedicado à leitura. Todo dia depois do trabalho, após o almoço, meia hora antes de dormir. Isso sempre é importante para fazer com ela entre na sua rotina.
  5. Tenha sempre seu livro por perto. Está na fila do banco, na fila do supermercado, esperando alguém? Aproveite para ler. Aproveite o momento para se dedicar a leitura.

É importante lembrar que a leitura não é uma obrigação e que não existe um tempo certo para ler um livro. Cada um tenha a sua própria forma de se relacionar com os livros e as histórias que eles contam. O importante é sempre tentar ler um livro até o final e procurar novas opções. Ou então, quem sabe, revisitar aquela fábula que você tanto gostou.

Related Posts

abc