Blog

Últimas Postagens

#Consultoria

Licitação: O que é e como fazer?

Publicado em



Com toda certeza, você já ouviu a palavra “licitação” em algum noticiário, na empresa onde trabalha ou até em uma conversa entre amigos. Mas você sabe o que é? Bom, para começar, licitação nada mais é que um procedimento realizado pela administração pública para aquisição de serviços ou produtos que coordenam. Isso acontece desde 1993 com a Lei Federal de número 8666, que obriga a administração pública a realizar tal processo. O intuito é assegurar que todos os participantes tenham as mesmas condições legais sem agir em benefício de nenhuma das partes envolvidas no trâmite. Agora que você já sabe o que é, que tal saber como é realizado o processo? E o melhor, como o certificado digital auxilia várias situações que envolvem a licitação. Reforçando sua usabilidade e indispensabilidade em inúmeros processamentos digitais.

Quais são os tipos de licitações que existem no Brasil?

Elas são nomeadas de menor lance, maior lance, melhor técnica, e técnica e preço.

Menor lance

Valor mais em conta para determinado serviço ou produto.

Maior lance

Ganha quem oferecer mais. Os conhecidos “pregões”.

Melhor técnica

Neste caso, a proposta a ser escolhida é aquela que apresenta as melhores características de ordem técnica.

Técnica e preço

Ganha aquela que oferecer o melhor custo benefício. Aqui, também é levada em consideração algumas técnicas específicas.

Como são realizadas?

Depois que Governo Federal, estadual, prefeituras, secretarias, fundações, câmaras e autarquias dão início no requerimento de uma licitação, ela é publicada. Feito isso, ela passa a ser de conhecimento da grande massa.  No caso dos interessados, todas as informações pertinentes podem ser encontradas no Diário Oficial.

Como participar?

Para participar das licitações é indispensável o cadastramento no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF. Empresas ou pessoas podem participar do processo, desde que possuam certificado digital, pois somente com ele é possível atestar a veridicidade dos dados informados.

A Link pode te ajudar nisso!

A Link Certificação pode te ajudar na escolha do melhor certificado digital para essa finalidade.

Conheça os produtos e serviços da Link Certificação Digital e assine documentos com validade jurídica em qualquer hora ou lugar.

Gostou do artigo? Fique ligado para não perder nada!  Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais. Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!

Até o próximo post 😉

Imagem: Photo by Bill Oxford on Unsplash

Compartilhe
Open chat
Powered by