Por favor ative o JavaScript

Blog

LinkedIn: ferramenta para deslanchar na carreira

LinkedIn: ferramenta para deslanchar na carreira

agosto 12, 2019

Atualmente, o LinkedIn é uma ferramenta eficaz para criar e manter networking profissional e encontrar novas oportunidades de carreira tanto para aqueles que querem um emprego formal como também para profissionais empreendedores. Para construir um perfil atraente é necessário preencher de forma estratégica cada campo, com atenção a todos os detalhes.

Neste artigo, vamos elaborar um checklist com os principais pontos de atenção para deixar o seu perfil atraente:

Foto

A sua imagem é representada pela foto, dessa forma a imagem deve transparecer o seu perfil profissional. Elimine: fotos casuais ou que não mostram seus rostos claramente. A sua imagem é muito importante, perfil sem foto é perfil de fantasma. Transmita confiança e responsabilidade!

Experiência

Recrutadores e empregadores estão interessados em saber mais sobre sua carreira. Por isso, é importante que você atualize as informações de experiência profissional constantemente, mantendo um histórico dos trabalhos relevantes.  Informações importantes da sua carreira, cargo e data. Não esqueça de mencionar os cases de sucesso.

Tenha um perfil de sucesso

Para que seu perfil seja encontrado, inclua palavras-chave importantes ligadas à sua atividade profissional. Recrutadores e empregadores utilizam palavras-chave para localizar potenciais contratados. Não coloque em busca de recolocação ou desempregado. Nenhum recrutador irá procurar por essas palavras, além de deixar seu perfil menos atraente.

Networking

Networking é fundamental! Conhecer pessoas e interagir de modo inteligente e construtivo. Nada de assuntos polêmicos como política e religião, também deixe de lado críticas. Se não concorda com algo passe adiante. Faça networking com: colegas profissionais, especialistas da sua área e clientes potenciais. Conecte-se a grupos que sejam aderentes e compatíveis com sua trajetória profissional e/ou acadêmica. Não se esqueça de participar ativamente, adicione conteúdo e interaja.

Recomende para ser recomendado

As recomendações são chave para seu perfil no LinkedIn.  Se possível, tenha ao menos três recomendações de profissionais que trabalharam com você, como ex-chefes e colegas de trabalho que ocuparam cargos relevantes nas empresas pelas quais você passou. Podem funcionar como referência sobre a qualidade do seu trabalho. A forma mais assertiva de obter uma recomendação é bem simples: recomendando alguém. Se você ainda não tem experiência profissional, as recomendações podem ser de professores.

Publique artigos

Publicar artigos é uma forma de demonstrar seus conhecimentos e também de ganhar visibilidade junto à sua rede e até outras audiências, assim, facilita o networking. Garanta que seja um conteúdo interessante tecnicamente e um texto de qualidade. Caso contrário, a publicação poderá prejudicar sua imagem profissional.

Se o seu perfil do LinkedIn é idêntico ao seu currículo, você está cometendo um enorme erro. Seu perfil é para você construir sua marca profissional, mostrar suas realizações e habilidades, compartilhar conteúdo com outros profissionais e se conectar com colegas, parceiros e até mesmo potenciais empregadores. Pense nisso! Faça networking, escreva artigos, mantenha seu perfil atualizado! Inteligência artificial, Big Data, tecnologia da informação, robótica, processos digitais e tantas outras tecnologias habitam nosso dia a dia, transformando completamente nossas formas de viver, mercados, processos e, principalmente, as relações interpessoais. Essa tão comentada Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, como diz Klaus Schwab, impacta a todos, até mesmo aqueles que não trabalham diretamente com indústrias de tecnologia ou automação e traz intrínseca uma dura realidade: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, como já dizia Charles Darwin.

Fonte: Contábeis

Fonte da Imagem: FreePik

 

Posts relacionados

abc