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Marketing de pós-venda e sua importância no relacionamento com o cliente

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Manter a satisfação do cliente após a realização de uma compra é tão importante quanto atraí-lo para ela. A fidelização do consumidor é essencial para promover resultados positivos no negócio de qualquer segmento e, se tratando de um e-commerce, onde não há contato físico, ela é ainda mais necessária.

Isso significa que o pós-venda é uma área essencial para prestar o suporte necessário e manter um bom relacionamento com o cliente. Assim, com estratégias certeiras, você estará fazendo um marketing tão bom e importante, quanto na pré-compra. E acredite: você estará ainda mais perto de reter e fidelizar seus clientes.

Antes de tudo, você precisa ter bem claro que no marketing de pós-venda nós trabalhamos principalmente o relacionamento com o cliente e sua satisfação. Para fazer isso, é preciso confiar na qualidade do produto comercializado, demonstrar conhecimento de suas demandas e identificar suas reais necessidades. Assim, no momento adequado, é possível sugerir serviços e soluções adicionais que possam agregar à solicitação do cliente.

Geralmente, as ações de marketing no pós-venda são mais segmentadas e, sempre que possível, personalizadas de acordo com o perfil do consumidor. E sim, isso é possível, pois já conhecemos com mais detalhes o seu comportamento de consumo, o seu interesse pela marca e sua sensibilidade para as ações de marketing.

Marketing de pós-venda

Um dos conceitos referência e bastante utilizado após a compra é o CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente. Com o CRM, identificamos todos os pontos de contato da marca com o cliente e buscamos manter um histórico dessa relação. A ideia é conhecermos cada vez mais suas necessidades e ofertarmos produtos e serviços de acordo com cada demanda.

Na aplicação desse tipo de conceito, tenha em mente que precisará ter uma estrutura dedicada para garantir a qualidade das atividades, a exemplo de profissionais experientes, além de ferramentas de marketing profissional.

Quando bem-feita, essa estratégia pode:

  • Aumentar o ticket médio de compras,
  • Promover a compra de serviços e soluções relacionadas,
  • Garantir a satisfação do cliente.

Com isso, o cliente, naturalmente, se tornará um promotor da sua marca. Um cliente feliz tende a recomendar a boa experiência para seu grupo de amigos, familiares e etc.

Empresas atentas

O quão mais atentas as empresas estiverem às mudanças sociais, tecnológicas e digitais, maiores serão as chances de sucesso no mercado, já que nos últimos anos o comportamento do cliente tem mudado bastante.

E pensando nisso, a nossa estratégia é ir além da oferta de um produto para oferecer uma solução completa. Ou seja, não vendemos apenas um visual ou performance de um objeto de forma isolada.

Mas, sim, uma solução que inclui profissionais qualificados para prestar todo o suporte necessário de reparo e manutenção e, caminhamos para ir além, antecipando as suas necessidades antes mesmo que eles as percebam.

Um ponto de atenção é com relação aos resultados na aplicação do marketing de pós-venda. Diferentemente da mensuração do resultado das ações na compra de um produto, nos pós, ele pode não ser tão imediato, e os resultados podem vir a aparecer somente a longo prazo. Então, tenha calma!

A tecnologia ganhou o poder de diminuir as atividades operacionais, reduzir custos e otimizar processos e, com isso, gerar informações e dados mais rápidos.

Os profissionais também ganham novas atribuições, agora mais estratégicas e relacionadas a interpretação das informações geradas para melhor condução dos negócios.

Com tudo isso, a certeza de um pós-venda preparado é o caminho para alavancar os negócios, sejam eles em lojas físicas ou pelo e-commerce.

Fonte: E-commerce Brasil.

Fonte da Imagem: FreePik.

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