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Você tem trabalhado o marketing interno da sua empresa?

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Quando pensamos em marketing logo temos em mente propagandas chamativas, prontas para fisgar a atenção do consumidor e fazer com que ele compre o produto que está sendo anunciado. Tal pensamento é bastante popular e tende a colocar as pessoas como avessas ao marketing. Mas não é bem assim.

Marketing é, antes de tudo, perceber as necessidades humanas e sociais, adequando melhor o produto a elas para então vendê-los. Envolve pesquisa de púbico, pesquisa da concorrência, das possibilidades que o mercado oferece, de novas formas de comunicação, como conquistar e manter seu público-alvo, pesquisa de satisfação, dentre outras coisas.

Assim como o marketing é utilizado para cativar e manter o público-alvo da empresa, ele também deve ser utilizado em seu interior. Os colaboradores também fazem parte desse público e por isso ela deve promover ações direcionadas a eles. É isso que chamamos de marketing interno.

A principal função do marketing interno é promover os valores e os objetivos da empresa entre seus funcionários. A ideia é que o foco da organização seja mantido, o que normalmente consiste em entregar o melhor produto ou serviço aos seus clientes.

E como isso acontece na prática?

1 – Ouvir o público-interno

Para isso, existem alguns pontos que precisam ser trabalhados pela empresa. O primeiro deles é: ouvir os colaboradores. As pessoas que trabalham na empresa possuem seus próprios objetivos, suas vidas, suas ambições, seu modo de pensar, etc. É importante que a empresa escute e conheça seus funcionários para que possa compreender como adequá-los aos valores da empresa.

Quando a empresa passa a ouvir seus colaboradores, é possível não só conhecer as pessoas que ali trabalham, mas também a visão que elas têm de seu local de trabalho. Se elas possuem uma visão ruim, então, muito provavelmente, não serão as melhores pessoas a indicar os serviços e produtos a conhecidos e amigos. Ao reconhecer qual imagem os colaboradores possuem da empresa, é possível traçar um plano de ações para manter ou mudar essa visão.

Pesquisas de Clima Organizacional ou até mesmo caixinhas de sugestões podem auxiliar muito nesse processo.

2 – Valorização dos colaboradores

Além disso, escutar os colaboradores também faz com que seja possível incentivá-los da forma correta, valorizando-os. Essa é um segundo ponto importante do marketing interno. Ele deve estimular os colaboradores a fazer seu trabalho de modo que estejam engajados em cumprir os objetivos da empresa. Uma vez que todos estejam dispostos a desempenhar suas funções, é possível que eles se interessem em aprimorar o seu trabalho, de modo a contribuir mais para o desenvolvimento da empresa. Para isso, passam a conhecer e a se interessar mais pela área de atuação da mesma e seu trabalho.

3 – Melhorar a comunicação interna

O marketing interno também deve promover e melhorar a comunicação interna. Como uma empresa lida com pessoas diferentes, alocadas em setores distintos, é comum que ocorram atritos. Eles são causados, principalmente, pela falta de foco dos setores e pela falta de comunicação entre eles. Uma área não conhece o trabalho da outra, qual a sua relevância para a organização e como ela afeta o trabalho dos demais.

Para evitar que isso aconteça, e divergências surjam entre unidades, é preciso que haja uma boa comunicação interna, fazendo com que as áreas conversem entre si, conhecendo seus trabalhos e as dificuldades que enfrentam. Isso faz com que todos trabalhem de forma colaborativa.

A cooperação entre os setores melhora o fluxo de trabalho interno e faz com que a organização consiga entregar um produto ou serviço melhor ao seu cliente final. Isso porque todos começam a entender que, se não trabalharem em conjunto, não conseguirão atingir os objetivos da empresa, nem as metas estabelecidas. E, principalmente, a imagem da empresa não será favorável a seus clientes finais, já que ela não será capaz de responder às suas expectativas, pois seu público interno não está focado nessa tarefa.

Marketing interno envolve ações diárias

O marketing interno é de suma importância para o sucesso das empresas. Ele consiste em ações que buscam valorizar seus colaboradores, direta e indiretamente, seja ouvindo o que eles têm a dizer sobre a empresa e o trabalho que exercem ali dentro, seja reconhecendo que seus esforços tem sido significativo para a organização.

Ele também busca melhorar a comunicação interna, evitando que atritos aconteçam e prejudiquem a harmonia entre os setores. Quando isso acontece é devastador, pois a imagem da organização fica prejudicada perante o seu público. Dessa forma, as ações de marketing interno devem existir de forma diária, para que a empresa mantenha-se coesa em relação aos seus objetivos e não se perca à medida que seus colaboradores exercem suas funções.

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