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O potencial da thread na estratégia digital de marcas

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Popular no Twitter, a linguagem ainda é pouco usada por anunciantes, mas, segundo mídias e criativos, pode ser um recurso relevante desde que orgânico

Se você tem uma conta no Twitter e acessa a rede com alguma frequência pode já ter visto uma sequência de tuítes que combinados geram uma narrativa, as chamadas threads têm sido utilizadas como recurso narrativo para os usuários da plataforma. A Folha de S.Paulo, por exemplo, testa o recurso para contar o desdobramento de notícias e explicar casos mais complexos.

Beto Lima, diretor de mídia do Itaú na Africa, explica que as threads podem ser interessantes desde que partam da essência da marca adequando-se a uma situação real time sem ser oportunista.

“Existem diferentes frentes dessa linguagem ser relevante: 1. associação de imagem com outra marca ou assunto que você considere que possa trazer atributos positivos para o seu negócio através daquela conversa, ou; 2. potencialização de alcance ao conectar a sua comunicação a um novo público que você considere de grande afinidade com seus objetivos de negócio”, explica.

Daniel Diniz, VP de planejamento da Isobar, ressalta que apesar de a linguagem ter sido popularizada pelos usuários, ela está se tornando uma nova forma orgânica de comunicação no Twitter. “A meu ver, só este motivo já é o suficiente para as marcas refletirem; afinal, o que elas quase sempre buscam nas redes é uma forma de serem relevantes e se inserirem da forma mais natural possível. Além disso, abre novas portas para a construção do seu storytelling”.

Diniz alerta, no entanto, que a thread possui dois grandes usos: quando todo o conteúdo não cabe num único tuíte, e precisa ser contado em pequenos capítulos complementares; ou, quando você está cobrindo algum evento, ou secondscreen, e quer atualizar algum tipo de comentário. “Portanto, duas palavras são chaves: complementariedade e atualização. Marcas não podem entender o thread como um jeito mais inteligente de “ocupar mais espaço” no feed e ter mais visibilidade na sua comunicação. Pessoas que ficam fazendo thread para aparecer mais, em geral, são rejeitadas e soam oportunistas.”

Marcello Droopy, diretor de criação e interatividade da Talent Marcel, conta que as threads são formatos interessantes para marcas, sim. “Curiosamente, um dos melhores exemplos de threads no Twitter vem de fora da publicidade e do marketing, mas já nasceu com cara de conteúdo. Quem não se lembra da história da Boi e sua vizinha, uma rivalidade entre duas vózinhas, contada pelo usuário Eduardo Hanzo. Ela fez tanto sucesso na época que recentemente a TV Globo anunciou que a thread vai ser base para uma série.”

“Além das pessoas, vimos inicialmente o recurso sendo utilizado principalmente por veículos de notícias para contar e detalhar acontecimentos, mas não demorou muito para que marcas passassem a utilizá-lo também. Um exemplo de thread que surgiu com as pessoas e passou a ser usado por marcas é aquele em que o usuário pede curtidas ou comentários em troca de novas respostas dentro da mesma sequência de Tweets. O que temos notado é que o uso das threads permite que as marcas se sintam mais confortáveis para falar de suas qualidades, serviços, curiosidades e demais informações”, diz Daniela Bogoricin, diretora de estratégia de marcas do Twitter Brasil.

Fonte: Meio e Mensagem

Fonte da Imagem: Designed by Rawpixel.com

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