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O que é Marketing de Nostalgia?

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É só falar que um grande ídolo do cenário artístico irá encerrar sua carreira, que a nostalgia dos melhores momentos vívidos junto a essa referência já toma conta da nossa mente, não é mesmo? Existem muitos motivos para isso acontecer. E, sim! Existe toda uma estratégia por trás desse comportamento, o chamado “marketing de nostalgia”. Fique por aqui e descubra um pouco mais sobre essa tendência e porque aplicar alguns conceitos no dia a dia do seu negócio.

Primeiramente, por que as pessoas sentem tanta nostalgia de algumas marcas?

O marketing estratégico é o responsável por construir a marca, a nostalgia entra nesse processo com a responsabilidade de manter a marca acesa, engajada e intacta. Parece difícil, não é mesmo? É, talvez seja um pouco. Afinal, mexer com as emoções humanas é sempre um desafio na hora de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades dos públicos.

O que faz uma marca despertar nostalgia nas pessoas?

Aqui, vamos usar um exemplo recente, o fenômeno mexicano RBD que, recentemente, divulgou em suas redes oficiais a volta das músicas do grupo às plataformas de streaming. Essa ação gerou todo um buzz, fazendo com que o conteúdo musical alcançasse recorde de audições simultâneas nas plataformas que oferecem o serviço, como spotify, deezer, dentre outras.

O grupo tem seis integrantes, composto por 3 homens e 3 mulheres, que possuem personalidades completamente distintas uma das outras e particularidades que fazem de cada um, único. Essa grande variedade de atributos em caráter de perfil, fez com que o grupo conseguisse agradar os mais diferentes públicos. Ampliando assim, a sua capacidade de alcance.

Para quem lembra de toda a repercussão que a banda criou entre os anos 2004 e 2009, sabe que eles não focaram somente em conteúdo musical. Eles ofereciam também produtos/ serviços que levavam a marca. Entre os produtos podemos citar:

  • Telenovela
  • Álbum de figurinhas
  • Cards
  • Bonecas

Todo esse material era exaustivamente propagado na TV, com diferentes formatos para incentivar o público a consumir. A mídia televisiva foi o veículo escolhido por ser na época o meio de difusão mais utilizado.

Toda essa estratégia tinha como elemento principal uma técnica chamada Awareness (reconhecimento/consciência). O foco desse tipo de estratégia é utilizar elementos com a repetição de ícones, com o intuito de que grudem na imaginação das pessoas.

Mas, por que o fenômeno adolescente se tornou um produto tão engajado e vendável?

Ainda usando o grupo RBD para análise, é um caso nítido de que um projeto de marketing bem estruturado e focado é de extrema importância e definir os rumos de qualquer que seja a estratégia. É possível notar que o grupo mexicano tem um público muito bem definido, e todos os produtos que complementavam esse universo que eles criaram conversavam diretamente com as crianças e adolescentes.

O padrão de vida, a forma como os integrantes se vestiam e se comportavam, tudo era almejado pelo público. O drama dos personagens com suas questões existenciais era um artificio que causava comoção, e posteriormente, a identificação.

O termo “shippar” ficou bem conhecido na época da novela. Essa é uma estratégia de engajamento que consiste em idealizar casais perfeitos, que tem “tudo a ver”.

Você percebeu que ao longo do texto referenciamos o passado, certo? Isso tudo aconteceu há exatos 11 anos atrás. Como isso se mantém até hoje?

Quando o grupo estava em atividade, muitos foram os fãs que decoravam seus quartos com pôsteres, tinha carteira de identidade, os próprios bonecos… Todos esses artigos, são ícones que podem ser lembrados com o passar dos anos. Por isso essa ação foi utilizada de forma exaustiva para elevação da marca.

Além desses ícones, tinham também os que compunham as personagens.

As adolescentes saiam por aí com uma estrela brilhante na testa porque a Mia, uma das personagens usava.

A Roberta era uma personagem de personalidade forte e seu cabelo deixava isso muito claro, era bem vermelho. E sim, tinha muito fã da moça que coloriu as madeixas no tom para ficarem mais próximos da estrela teen.

Como podem ver, são muitos símbolos marcantes, de fácil memorização. Essas estratégias tornam o processo de cair no esquecimento do público, muito difícil.

Emoções que engajam

A nostalgia, é o impulso para despertar sentimentos. Por isso, o mercado identificou essa ação e a entendeu como base para fomentar o mercado de vendas e engajar o público.

São lembranças boas de uma época que fazem as pessoas lembrarem de como era bom quando existia. Ou seja, são memórias afetivas. E essa é a principal finalidade do Marketing de Nostalgia, gerar novos sentimentos por meio do resgate do antigo. E nós sabemos que por vezes, as coisas que acontecem no passado são maios fortes e carregadas de histórias.

Alguns cases de Marketing de Nostalgia

Stranger Things

A série da Netflix e suas inúmeras referências dos anos 80 do cenário da cultura pop para a ambientação da produção.

 

O que é Marketing de Nostalgia?

 

 

Sandy Júnior

A turnê de flashback da dupla foi considerada em termos de lucratividade como a maior do Brasil e a segunda do mundo.

 

O que é Marketing de Nostalgia?

 

E aí? Gostou do artigo? Bom, tomara que tenhamos conseguido impulsionar insights para o seu negócio.

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Até o próximo post ; )

Imagem: Freepic.diller – Freepik.com

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