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Promoção de vendas: como fazer de forma correta?

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A promoção de vendas é uma prática de marketing utilizada quando existe a necessidade de alavancar o faturamento da empresa de forma mais rápida. Esse tipo de ação ajuda a aumentar o reconhecimento da marca e também despertar o interesse de outros consumidores. Ainda, ela ajuda na diferenciação do produto e da marca frente à concorrência.

Mas esses são objetivos secundários da promoção de vendas. A sua principal função é, justamente, a venda dos produtos da empresa. Pode ser um lançamento ou mesmo algum item que já exista no catálogo da empresa. Ela pode ser direcionada aos consumidores finais ou distribuidores.

Para ter maior efetividade, é necessário prestar atenção em alguns detalhes.  Por isso, separamos as dicas abaixo para você realizá-la de forma correta e atingir seus objetivos.

A promoção de vendas deve ser exclusiva

Apesar de um benchmarking ser de grande ajuda, a empresa deve buscar fazer uma promoção de vendas exclusiva. Para tanto, é necessário usar a criatividade para que se diferencie das outras ações do mercado. Ao mesmo tempo, deve chamar a atenção dos consumidores para que eles se interessem pelo produto ou empresa.

Atenção na duração da promoção

A efetividade desse tipo de ação depende não só da sua execução, mas também do seu tempo de duração e periodicidade. De forma geral, a promoção de vendas tem um curto tempo de duração. Mas pode ser utilizada em longo prazo quando o objetivo também é melhorar o relacionamento com o cliente.

Outro fator importante para prestar atenção é a periodicidade. A promoção de vendas deve ser utilizada apenas quando for a melhor escolha frente às demais opções e quando for necessário resolver uma queda pontual nas vendas. Por isso, não devem ser realizada regularmente para não desvalorizar o produto diante à concorrência.

Defina claramente a quem se destina

A definição do público-alvo da ação ajuda a definir melhor o que será feito, utilizando os meios e mensagens corretas para atingi-lo. Ao mesmo tempo, se for um sorteio, é possível definir corretamente qual será a dinâmica necessária para que não haja erros de execução. Também é possível definir claramente um calendário de sorteios e ações que promovam o produto, o prêmio e os ganhadores, chamando maior atenção do público desejado. Caso contrário, a promoção de vendas será pouco efetiva e não trará os resultados esperados.

A ação deve ser simples e clara

O planejamento da promoção de vendas é essencial para que ela possa engajar os consumidores. Como a maioria é de curta duração, ela deve ser simples e clara para que o público a entenda de forma rápida e sem muitas dúvidas. Assim, o planejamento da comunicação deve ser feito para que exista o alinhamento dos objetivos da promoção de vendas com a sua mensagem.

Ao mesmo tempo, a comunicação deve ser honesta, de modo que não existam pegadinhas. Caso contrário, você poderá ter problemas com a imagem da sua empresa e do seu produto.

Atenção aos custos

Por ser de fácil execução e de curto prazo, muitas pessoas acreditam que a promoção de vendas não precisa de um planejamento financeiro efetivo. Isso é um enorme erro, pois toda ação de marketing deve ter um orçamento bem definido. No caso da promoção de vendas, deve-se buscar ter os menores custos para conseguir atingir os melhores resultados possíveis.

Envolva todas as pessoas da empresa

A ação deve ser conhecida por todas as pessoas da empresa, principalmente pelo time de vendas. Todos devem estar engajados para fazer com que seja um sucesso e alcance os devidos objetivos.

A definição de metas deve estar acompanhada de avaliação dos resultados

Ao mesmo tempo em que os objetivos são definidos, deve-se definir a forma que os resultados serão mensurados. Essa avaliação deve ocorrer ao longo da execução para corrigir possíveis erros que estão atrapalhando a atingir as metas definidas no planejamento, não apenas depois da promoção de vendas. Sem essa forma de aferição dos resultados, é impossível saber se a ação tem sido executada corretamente.

Fonte da Imagem: Sale photo created by freepik – www.freepik.com

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