Por favor ative o JavaScript

Blog

Como dar maior segurança para o seu certificado digital A1

Como dar maior segurança para o seu certificado digital A1

fevereiro 06, 2019

Os modelos de certificados digitais mais conhecidos são o A3 e o A1. O primeiro é o que vem instalado em smartcards e tokens. O segundo é instalado diretamente no computador ou celular. Nesse texto, iremos dar dicas sobre como protegê-lo melhor.

Com validade de 1 ano, o certificado digital A1 é bastante utilizado por empresários e profissionais liberais em seu cotidiano. Eles são armazenados em repositórios de um sistema operacional, como o Windows e celular. Ou então podem ser arquivados por uma aplicação, como um navegador.

Por não utilizarem nenhum hardware de armazenamento, podem dar a impressão de não serem seguros como o modelo A3. Isso não é verdade. Os certificados modelo A1 são tão seguros quanto o A3. Entretanto, o usuário deve saber como mantê-lo protegido e evitar que seja corrompido ou utilizado para fins escusos.

Em primeiro lugar, manter um antivírus e outros sistemas de segurança atualizados é de suma importância. Isso ajuda a dar maior segurança ao seu certificado digital A1, evitando dores de cabeça.

Além desse fator, há outros que podem ajudá-lo a mantê-lo seguro. Vamos conhecê-los!

  • Utilize uma senha forte

Quando você for a uma unidade de atendimento para emitir seu certificado digital, você deve criar uma senha de instalação. Para que seja realmente segura, ela deve ter pelo menos 8 dígitos.  Além disso, é interessante misturar letras maiúsculas e minúsculas e números. Essas características trazem maior segurança ao seu certificado.

  • Configure a solicitação de uma senha de utilização

A senha que você criou na hora da validação é para instalar o certificado em seu dispositivo. Portanto, para aumentar a segurança, crie uma senha a ser requisitada toda vez que for utilizar o certificado. Assim você terá maior segurança em caso de ataque de algum hacker.

Para fazer isso, você deve clicar na opção “Habilitar proteção de chaves privadas fortes”. Em seguida, defina o nível de segurança como alto, você deverá criar a senha que permitirá usar o certificado.

  • Instale o certificado como não exportável

Quando seleciona essa opção, você não permite que o certificado seja extraído do computador. Caso deseje utilizar o certificado em mais de um dispositivo, você também deve colocá-lo nessas máquinas como não exportável. Ademais, faça um backup do certificado antes de iniciar esse processo. Assim como qualquer outro certificados, essa cópia deve estar protegida e com uma senha forte caso precise reinstalar.

  • Não compartilhe seu certificado e senhas com terceiros

É muito importante evitar tal prática no caso do certificado digital A1. Ao contrário do modelo A3, que você pode pedir de volta, no modelo A1 não há essa garantia. Por isso, apenas compartilhe seu certificado se for realmente necessário e com pessoas de sua confiança.

Com essas dicas, temos certeza de que você utilizará o seu certificado digital A1 de forma mais segura. Assim, você evita aborrecimentos e mantém seus dados pessoais longe do ataque de hackers.

Fonte da Imagem: Freepik

Posts relacionados

abc
;