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perguntas frequentes

O que é um certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que permite identificar o seu titular no meio eletrônico, permitindo fazer transações e operações financeiras, iniciativas eletrônicas de governo, entre outros. Todo certificado possui os dados do titular, sendo gerado e assinado pela Autoridade Certificadora, que segue as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associando a pessoa a um par de chaves criptográficas. Com o certificado digital, você tem validade jurídica em todas as ações que utilizá-lo.

Qual certificado devo comprar?

Acesse nosso Assistente para encontrar qual o melhor certificado para você.

Como consigo a segunda via do boleto?

Entre em contato conosco pelo chat para ajudarmos você.

Quais dados devem ser cadastrados no momento da compra?

Os dados a serem cadastrados devem ser o do titular do certificado. No caso de pessoa jurídica, é preciso colocar os dados de pessoa física responsável pelo certificado na Receita Federal.

O que é uma mídia?

Cartão:

O cartão é um dispositivo portátil que, juntamente com a sua leitora com interface USB padrão, gera e armazena o certificado digital, dispondo de alto nível de segurança: uma vez gerada a chave privada, o cartão estará totalmente protegido e o certificado não poderá ser apagado, exportado ou reproduzido em outro dispositivo.

Token:

O token é um dispositivo que armazena e gera as chaves criptográficas que compõe o Certificado Digital. As chaves criptográficas estarão protegidas o token, sendo acessadas mediante o uso da senha PIN. Assim como no cartão, não será possível exportar, apagar ou reproduzir o certificado em outro dispositivo.

Possuo mídia e quero utilizá-la. Como devo proceder?

Caso você já possua um cartão ou um token, é preciso verificar se a mídia é compatível e se ela está apta para validação. Para isso, aconselhamos a ir até o ponto de atendimento mais próximo para verificar se é possível fazer a validação utilizando essa mídia.

Como cancelar a compra?

Entre em contato conosco pelo chat para que possamos te ajudar.

O que é renovação?

Renovação é a emissão de um novo certificado para quem já possui um certificado.

Quais documentos eu devo apresentar quando for renovar meu certificado?

No caso de certificado de pessoa física (e-CPF), o cliente deve apresentar um documento de identificação atualizado com foto, podendo ser a CNH, Carteira de Identidade (RG), Carteira de classe, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou a Carteira de Trabalho (Modelo Novo). Caso seja necessário incluir o número PIS ou o número CEI, apresentar essas informações no momento da validação.

Em caso de certificado de pessoa jurídica (e-CNPJ), é necessário levar o documento de pessoa física do representante legal e o ato de constituição da empresa.

Quando devo renovar o certificado?

O ideal é renovar o certificado antes do vencimento do que está em vigor.

Se eu renovar o certificado antes de vencer, o antigo para de funcionar?

Se você renovar o certificado antes do vencimento, o que você já possui irá funcionar até o último dia de vencimento.

Posso renovar o certificado utilizando a mídia de outra certificadora?

Sim, desde que a mídia seja compatível e seja possível fazer a limpeza da mesma. Nesse caso, é aconselhável levar a mídia até o ponto de atendimento para conferir se ela pode ser utilizada.

O que é validação presencial?

Validação presencial é o momento em que se apresentam os documentos ao agente de registro para comprovar a veracidade dos dados de quem está solicitando o Certificado Digital. É chamada validação presencial pois o titular do certificado deve estar presente no momento da validação

Quais documentos necessários para a validação?

No caso de certificado de pessoa física (e-CPF), o cliente deve apresentar um documento de identificação atualizado com foto, podendo ser a CNH, Carteira de Identidade (RG), Carteira de classe, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou a Carteira de Trabalho (Modelo Novo). Caso seja necessário incluir o número PIS ou o número CEI, apresentar essas informações no momento da validação.

Em caso de certificado de pessoa jurídica (e-CNPJ), é necessário levar o documento de pessoa física do representante legal e o ato de constituição da empresa.

Posso levar a cópia simples dos documentos ao invés do original?

Não. Você deve levar os documentos originais no momento da validação.

É possível usar cópia autenticada?

Os documentos de pessoa física sempre devem ser os originais. Os documentos de pessoa jurídica podem ser aceito a cópia autenticada original.

Como agendo a validação presencial?

Você deve agendar a validação no próprio site da Link. Clicando aqui.

Por que devo agendar minha validação?

É necessário agendar a validação para evitar filas e dar maior rapidez ao atendimento.

Posso ir ao posto de atendimento sem agendar a validação?

Não, pois pode não ter horário para fazer a validação, ou que todos os horários sejam preenchidos até que você chegue ao ponto de atendimento.

Não pude ir ao posto de atendimento fazer a validação. Como faço o reagendamento?

Com o número de protocolo e os demais dados, você deve ir até a área de agendamento do site e refazer o agendamento.

O que é ponto de atendimento?

É o local onde a validação do certificado será feita.

Quem deve ir ao posto de atendimento na hora da validação?

O titular do certificado deve comparecer ao ponto de atendimento para a validação presencial. No caso de certificado de pessoa jurídica (e-CNPJ), o responsável na receita deve comparecer ao ponto de atendimento.

O titular do certificado faleceu. Quem pode ir em seu lugar?

Em caso de certificado de pessoa física (e-CPF), é impossível fazer o certificado. Caso o cliente tenha o número CEI, é preciso fazer o vínculo do número de matrícula CEI ao CPF do inventariante na Receita Federal. No momento da validação, é necessário apresentar o documento que comprove o vínculo.

Em caso de certificado de pessoa jurídica (e-CNPJ), se a pessoa que faleceu for o responsável legal perante a Receita Federal, é preciso que o inventariante tenha solicitado a alteração do sócio na RFB e que tenha a alteração contratual.

Outra pessoa pode ir ao posto de atendimento no meu lugar para fazer a validação?

Não. O titular do certificado sempre deve ir ao ponto de atendimento para a validação do certificado.

Quais as principais funções do certificado?

Acesse nosso Assistente para encontrar qual o melhor certificado para você.

Quem pode usar o meu certificado digital?

Somente o titular do certificado pode utilizá-lo. Ele é intransferível e tudo o que for feito com ele é de responsabilidade do titular. Se for necessário, você pode autorizar outras pessoas a falarem por você em meio eletrônico por meio de procuração eletrônica.

Qual a diferença entre certificado A1 e A3?

A1

O certificado digital A1 é baixado na forma de arquivo, possuindo extensão .PFX ou .P12. Este documento eletrônico é instalado diretamente na máquina do usuário. É possível fazer backup em pendrive. Possui validade de 12 meses.

A3

O certificado digital A3 precisa ser armazenado em token ou em cartão (smartcard). No caso do uso de cartão, é necessário o uso de uma leitora com entrada USB. Pode ser utilizado em qualquer computador. Possui validade de até 3 anos.

Qual a diferença entre e-CPF e e-CNPJ?

e-CPF

O certificado digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.

e-CNPJ

O certificado digital e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas (empresas, corporações, instituições, entre outros).

O que são as senhas PIN e PUK do certificado tipo A3?

A senha PIN é a senha que dá acesso ao certificado. Sempre que você for utilizá-lo, você deverá digitá-la.

A senha PUK é a senha de desbloqueio da mídia. Caso erre a senha PIN 3 vezes, você poderá desbloqueá-la utilizando a senha PUK. Se errar por 3 vezes a senha PUK, a mídia será bloqueada.

Minha mídia está bloqueada, o que devo fazer?

Você deverá acessar o programa Administração de Token. Cliquem em seu certificado com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em “Desbloquear PIN”. Digite a senha PUK e depois uma nova PIN. Repita a senha PIN e clique em OK. Caso não consiga desbloquear numa primeira tentativa, abra um chamado (hiperlink para abertura de chamado).

Qual a senha de instalação do certificado A1?

A senha de instalação do certificado A1 é a que você anotou no Guia de Senhas que você recebeu no dia da validação.

Quando incluir o número PIS ou o número CEI no certificado?

O número PIS deve ser incluído no certificado de pessoa física (e-CPF) quando o cliente for utilizá-lo como procurador da empresa na qual possui o vínculo empregatício. Você deve apresenta-lo ao agente de registro para que ele possa fazer sua inclusão no certificado.

O número de matrícula CEI deve ser incluído caso o cliente for acessar a conectividade social. Possui o número CEI profissionais autônomos, empregadores domésticos, contadores, propriedade rural, entre outros. Para incluí-lo, você deve apresentar o número CEI ao agente de registro no momento da validação.

É importante lembrar essas informações devem ser apresentadas no momento da validação, antes que ocorra a emissão do certificado. Depois de emitido, essas informações não poderão ser adicionadas ao certificado.

O certificado digital é compatível com quais sistemas?

O Certificado Digital da Link é compatível com o sistema Windows Vista e superiores.

Sistemas operacionais MAC também são compatíveis. No caso do certificado A1, só será possível instalar com o uso de backup e só será possível utilizá-lo no navegador Mozilla.

Minha máquina não reconhece o certificado. O que devo fazer?

Em caso de certificado A3, você deve instalar o programa Administração de Token para que a mídia seja reconhecida e você consiga utilizar o certificado.

Formatei a minha máquina. Como faço para usar o certificado novamente?

Em caso de certificado A1, se a máquina foi formatada o certificado foi excluído. Caso você tenha feito o backup em pendrive, você conseguirá utilizá-lo.

Em caso de certificado A3, você deverá instalar o programa Administração de Token para reutilizá-lo.

O que é revogação?

Revogação é o cancelamento do certificado. Você pode fazer a revogação indo até o ponto de atendimento com um documento de identificação, ou no site da Link, utilizando a senha de Instalação/Identificação (para certificados do tipo A3).

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