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4 dicas de marketing de empresas que valem mais de US$ 1 bilhão

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Bill Macaitis, profissional que trabalhou em empresas como Zendesk, Salesforce e Slack, fala sobre boas práticas para quem está começando

Quem está começando a empreender sabe a importância de investir em marketing de qualidade. O desafio, entretanto, é se destacar em meio a mercados tão concorridos. Um bom caminho é seguir os passos de empresas bem-sucedidas. Foi para isso que Bill Macaitis, conselheiro de empresas comoZendesk, Salesforce e Slack, subiu ao palco principal do RD Summit 2018, evento que acontece em Florianópolis (SC), de 7 a 9 de novembro de 2018.

Macaitis revelou alguns dos “segredos” das três empresas, que hoje encontram-se avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Para Macaitis, o que deve unir todas as estratégias de marketing de um negócio é o foco no cliente. “Uma marca é o resumo de cada interação e ponto de contato que o cliente tem com você. Isso transcende o produto”, diz.

O conselheiro, que também é fundador da Macaitis Advisory,  defende que o conceito de marketing deve se estender até a experiência do cliente. “O lead mais rico é a recomendação da sua empresa para um grupo de amigos.” Na experiência que teve com as três empresas, viu que alguns indicadores devem se tornar prioridade dentro do seu negócio.

“São mudanças simples, mas com potencial enorme de melhorar o posicionamento do seu negócio com os clientes.” Abaixo, confira algumas das dicas de Macaitis:

NPS – ou quanto o cliente ama sua empresa

O NPS (Net Promoter Score) é, segundo Macaitis, é a única métrica que abrange o quanto de “amor” os clientes têm pelo seu negócio. Para o especialista, é providencial que os empreendedores busquem analisar esse indicador após campanhas de marketing. Uma forma simples de checar esse tipo de informação é enviar um e-mail perguntando sobre a experiência do consumidor após uma compra. “É muito poderoso. Depois que fizemos isso com as empresas, tivemos avanços consideráveis.”

Precificação

Outra dica do consultor é pensar bem na precificação dos seus produtos. Segundo Macaitis, essa é uma questão de marketing relevante – e que nem sempre empresários fazem a relação. Para ilustrar, citou um exemplo da Zendesk, empresa de desenvolvimento de software, que por muito tempo sofreu com resultados por cobrar “barato demais”. “Os clientes não tinham interesse, porque, em comparação com os concorrentes, o serviço parecia de má qualidade. Tivemos que mudar o valor para atrair a atenção dos consumidores.”

Conteúdo

“Eu acredito no poder do bom conteúdo”, diz o consultor. Na sua visão, o meio do marketing digital tem “pessoas e conteúdos pegajosos demais”. Por isso, defende que o empresário deve tomar cuidado: tem que ser útil. Na Zendesk, tem trabalhado com blogs, podcasts e séries de vídeos que busquem ajudar os donos de negócios. Em um podcast, Macaitis diz que teve oito milhões de downloads. “A partir disso, transformamos essas pessoas em leads.”

Crie evangelistas

“Se você criou algo que as pessoas amam, aproveite isso.” Segundo o consultor, “evangelismo” é dar voz para quem fala bem do seu negócio gratuitamente. Uma dica do especialista é achar o fã número um da sua marca e se aproximar dele. “O cliente sabe descrever e vender a sua empresa muito melhor do que você mesmo.”

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Fonte da Imagem: Designed by Freepik

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