Por favor ative o JavaScript

Blog

Informações sobre CAEPF e CEI no certificado digital

Informações sobre CAEPF e CEI no certificado digital

abril 24, 2019

Em reunião com representantes da Caixa, os diretores da AARB, Eduardo Assis e Edmar Araújo, foram colocados em pauta sobre os problemas que têm surgido a respeito do uso do CAEPF e CEI no certificado digital. A gerente-executiva do FGTS, Viviane Lucy, informou que a Caixa tem conhecimento das complicações que tem ocorrido desde a migração do CEI para o CAEPF.

De acordo com ela, até o final do mês de abril, será apresentada uma solução para equiparar o CEI e o CAEPF. Tal resolução não implicará no cancelamento do certificado digital de quem colocou o número CEI, pois o número será reconhecido pelo Conectividade Social. Porém, ao renovarem o certificado, os clientes deverão inserir o número CAEPF para continuarem cumprindo com suas obrigações. Para quem já tem essa informação no certificado digital, o uso ocorrerá normalmente.

“O CAEPF é uma inovação que pretende modernizar o controle e fluxo de operações financeiras realizadas por pessoas físicas. No entanto, sua inclusão nos campos do certificado digital demanda bastante perícia das Autoridades de Registro da ICP-Brasil, que por vezes podem não estar devidamente orientadas a proceder da melhor maneira possível. Estamos felizes pela breve solução do problema e esperamos bem servir a Caixa Econômica Federal, grande cliente de nossa infraestrutura”, destacou o presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo.

Na mesma reunião, Viviane informou que a Caixa implantará, em breve, um novo layout do portal da conectividade social. Ele será mais intuitivo e interativo para os usuários.

Para Eduardo Assis, Diretor de Tecnologia e Inovação da AARB e Gestor Operacional da Link Certificação Digital, a reunião entre a AARB e a Caixa Econômica Federal representam uma melhoria na comunicação entre as entidades, Assim como, um avanço importante para a massificação do certificado digital.

“Este encontro com a Caixa foi muito importante, pois a Associação inicia um ciclo de conversas com clientes da certificação digital buscando melhorar a comunicação entre os órgãos e as ARs que têm papel fundamental no processo de massificação da certificação digital. Em breve iniciaremos outras conversas com demais entes do setor para levar ao usuário final a importância da certificação digital para seu negócio e para a sociedade”.

Dessa forma, enquanto a Caixa não apresenta a solução, o ideal é escolher a melhor opção de acordo com a necessidade do cliente. Para quem já possui o CAEPF, o sistema apresentará as mudanças necessárias até o final do ano. Para quem tem um certificado digital com o CEI, ele continuará funcionando até o final do período de validade. Posteriormente, ao renová-lo, é necessário adicionar o CAEPF.

Posts relacionados

abc
;