Blog

Últimas Postagens

#

Maturidade digital: a transformação que a sua empresa precisa

Publicado em



Maturidade digital é um termo desconhecido por boa parte das pessoas. No meio empresarial, ele já tem sido mais utilizado, tendo em vista o impacto que traz para as organizações. Após o avanço das tecnologias e sua grande influência no ambiente de trabalho, é crucial que a empresa entenda qual o seu grau de maturidade digital para se manter competitiva. Mas afinal, o que seria maturidade digital?

O que é?

Pense que, assim como você foi criança, passou pela adolescência e depois chegou à fase adulta amadurecendo cada vez mais. O mesmo ocorre com as empresas pensando do ponto de vista tecnológico. Sempre quando uma organização começa a utilizar tecnologias em seu cotidiano, ela então caminha para atingir a maturidade digital.

Assim, podemos definir maturidade digital como o estágio em que a empresa investe em tecnologias, pois entende que isso é uma vantagem competitiva. A tecnologia se torna parte central da estratégia de negócio, engajando todos os seus colaboradores e gestores.

Entretanto, assim como a maturidade em nossas vidas é algo que está em constante mudança, o mesmo acontece com a maturidade digital das empresas. Ela não é um estado a ser atingido e estagnado, mas sim uma constante. Uma vez atingida, a busca por novas tecnologias se torna essencial para o funcionamento e competitividade da organização.

Mas como atingir a maturidade digital?

O início da jornada para se tornar uma empresa madura digitalmente começa a partir do momento em que ela decide fazer a transformação digital. Essa transição do analógico para o digital não diz respeito apenas à adoção das mais modernas tecnologias. É necessário que todos os stakeholders sejam envolvidos nesse processo.

Tal esforço deve acontecer pois não faz sentido utilizar uma tecnologia que a empresa não está preparada para utilizar. Não é porque determinado processo tecnológico está “na moda” determinado processo tecnológico que imediatamente deve ser adotado. Por isso, é preciso preparar as pessoas para utilizarem a tecnologia de forma correta, colocando-a diante do usuário adequado. Esse usuário pode ser um cliente interno ou externo, um funcionário ou um consumidor. O importante é que ambos estejam prontos para utilizá-la de forma eficiente. Assim a transformação digital permite a empresa responder ao ambiente de forma adequada.

Só é possível realizar a transformação digital uma vez que exista uma mentalidade digital. Essa mentalidade corresponde a uma mudança da cultura da empresa. Toda mudança deve ser acompanhada de uma transformação da cultura interna. Assim, será possível fazer com que todos tenham uma mentalidade digital e passem a ver a tecnologia como força competitiva, explorando as ferramentas que estão disponíveis e buscando outras que possam agregar valor para ela.

Como toda transformação, a organização passa por estágios de maturidade digital, até atingir o mais avançado. Esses estágios são: nascentes, emergentes, conectadas e multimomento.

Cada estágio corresponde a um nível de investimento em tecnologia, que vai das campanhas de marketing digital até o investimento em monitoramento dos dados que são coletados pela empresa a respeito do mercado. Esse monitoramento acaba não só refletindo em vendas e marketing, mas em todas as suas áreas, pois todos os setores devem estar alinhados para que o uso da tecnologia seja efetivo. Não faria sentido ter uma área de vendas e marketing toda pensada de forma digital, sendo que os demais setores não estão alinhados dessa forma. Então, toda a empresa acaba sendo abraçada pela tecnologia, corroborando em todas as áreas.

Sendo assim, quais as vantagens de percorrer o caminho da maturidade digital?

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Deloitte, juntamente com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), as organizações que estão nesse contexto podem ter três vezes mais oportunidades de negócios. Ainda, as empresas melhoram seus fluxos de trabalho, incentivam a inovação e mantém seus colaboradores atualizados. Caso exista alguma mudança no mercado, ficará mais fácil para se adaptar a essa nova realidade e, assim, superar a concorrência.

Mesmo que esteja longe de atingir o último estágio de maturidade digital, todas as empresas devem começar essa jornada. O contexto do atual mercado pede um alto investimento em tecnologias que possam fazer com que exista uma real vantagem competitiva. Não pensar dessa forma acaba minando as possibilidades de inovação e de negócios, que ela pode promover dentro e fora de seu ambiente.

Desse modo, ainda há tempo para que a sua empresa invista em maturidade digital. Novas tecnologias que podem agregar valor são sempre bem vindas. O esforço envolve o alinhamento das equipes de modo que possa mudar a cultura interna, constituindo uma mentalidade digital. Passando por essa transformação, ela estará cada vez mais preparada para as mudanças do mercado, podendo responder de forma competitiva e adequada aos seus stakeholders.

Fonte da Imagem: Business photo created by freepik – www.freepik.com

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Ok
Open chat